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Grávidas também podem praticar exercícios físicos!

Os exercícios físicos trazem inúmeros benefícios para a gestante e seu bebê, quando acompanhadas corretamente por um profissional, sempre tomando as devidas precauções.


A gestação é um momento único na vida da mulher. Quando ela se encontra nessa fase são necessários alguns cuidados especiais com ela e com o bebê. A realização de exercícios físicos é recomendada se não existir algo que o impeça. É necessário um acompanhamento do profissional de educação física juntamente com o médico, para que não haja complicações.


Quando a mulher já está habituada a fazer exercícios é mais fácil dar continuidade às atividades depois de engravidar, mesmo que a carga de esforço tenha de ser reduzida. Isso não quer dizer que as pessoas sedentárias não podem fazer, mas a falta de preparo físico deve ser levada em conta. E acaba sendo um ótimo estímulo para dar continuidade a esta prática futuramente e cuidar da saúde.


Algumas das vantagens da atividade física durante a fase de gestação são:

Benefícios físicos:
- Baixo impacto nas articulações;
- Evita a constipação e flatulência;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Diminui a frequência cardíaca materna;
- Diminui a pressão arterial materna;
- Menor incremento da temperatura materna;
- Menor acúmulo de calor;
- Melhora o retorno venoso e, consequentemente, favorece a redução de inchaços;
- Fortalecimento da musculatura geral;
- Melhora a mobilidade articular;
- Auxilia no controle de peso;
- Auxilia na recuperação do período pós-parto.

Benefícios sociais e psicológicos:
- Melhora da autoestima;
- Melhora da autoimagem;
- Diminui a sensação de isolamento social;
- Diminui a ansiedade e o estresse;
- Diminui do risco de depressão;
- Promove a socialização do estado gestacional com outras mulheres, realizando uma “troca de experiências”.

Um dos exercícios mais recomendados para a mulher grávida é a hidroginástica, pois ela facilita a prática de movimentos que fora da água são difíceis para a gestante, como correr e fazer abdominais. Uma parte das aulas de hidroginástica direcionadas às gestantes é reservada para os alongamentos, exercícios respiratórios, fortalecimento muscular do períneo e do abdômen e o restante para exercícios aeróbicos e localizados, além de relaxamento.
A água deve estar em uma temperatura agradável para as mulheres, não podendo ser muito quente para que não ocorram quedas de pressão. O tratamento da piscina deve ser enfatizado, para que não haja riscos de infecções, principalmente urinárias.
Nas aulas, os parceiros são bem vindos, tanto para praticar atividades físicas quanto para ajudar sua companheira a realizar alguns exercícios em casa.
Por fim, a hidroginástica traz inúmeros benefícios para as mulheres grávidas e seus bebês quando acompanhadas corretamente por um profissional, sempre tomando as devidas precauções.

Você que está passando por esse período único, venha fazer aula conosco!

 

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