• O2 Personal
  • O2 Personal
  • O2 Personal
  • O2 Personal
  • O2 Personal
  • O2 Personal
Alimentação e Perda de Peso

 A obesidade hoje vem atingindo níveis epidêmicos, e com isso aumenta a preocupação com a perda de peso.

 

Quando pensamos em excesso de peso, devemos sempre pensar em inflamação, pois o tecido adiposo libera citocinas inflamatórias como TNF-a e IL-6. Desse modo, um meio eficaz que compõe o tratamento para eliminar quilos extras é controlar a inflamação excessiva, o que consequentemente auxilia no equilibrio do organismo. Para modular inflamação através da alimentação, devemos consumir mais alimentos antiinflamatórios e evitar os alimentos inflamatórios, como mostrados a seguir:

 

 

Alimentos antiinflamatórios (recomendados):

- alho

- gengibre

- linhaça

- peixes

- azeite de oliva extravirgem

- cúrcuma

- chá verde

- chá de hibisco

- cacau

- brássicas (repolho, couve, couve-flor, rúcula, nabo, mostarda, brotos, etc)

 

Alimentos inflamatórios (evitar)

- Frituras

- sal

- açúcar

- gelatina

- gordura saturada (presente em carnes e produtos industrializados)

- gordura trans (presente em bolachas recheadas, sorvetes, biscoitos, salgadinhos, frituras, etc)

- carboidrato branco (arroz branco, farinha de trigo)

 

 

Para saber o índice inflamatório de outros alimentos, há um site americano que disponibiliza essa informação: www.nutritiondata.com . O controle da inflamação ainda traz outros benefícios para a saúde, como a prevenção de alguns tipos de câncer, mal de Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurodegenerativas, diabetes, hipertensão, dislipidemis, entre outros.

Por isso, vale a pena pensarmos nisso na hora de escolher os alimentos que consumimos.

 

 

Camila Komatsu

Nutricionista O2

 

2010 - O2 Personal. Todos os direitos reservados.